Porque escolher a UBISMED SSO?

(Porque pra gente só deu certo se o cliente ficou satisfeito).

Nosso Diferencial

- Sistema integrado ao e-Social (SOC);

- Agilidade no atendimento às demandas;

- Organização e padronização dos processos de segurança e saude ocupacional;

- Documentação no padrão de qualidade ISO9001 em consonância com o e-Social.

- Equipe de Profissionais técnicos experientes disponíveis para tirar as dúvidas dos clientes full-time;

Assessoria técnica In Company (o profissional vai até a sua empresa para te atender sempre que necessário);

- Parceria com ampla Rede de Credenciados, proporcionando a menor distância para ser atendido;

- Flexibilidade para adaptação aos processos através de treinamento e acompanhamento de quem entende do assunto;

Segurança e Saúde Ocupacional

O que é Consultoria de Segurança e Saúde Ocupacional?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é responsável por reunir todas as normas brasileiras referentes ao Direito do Trabalho, apontando todas as regras que regulamentam a relação entre empresa-funcionário.

 

- O principal objetivo de uma Consultoria de Segurança e Saúde Ocupacional como a UBISMED SSO é dar suporte às empresas na adequação dos seus processos internos às exigências estabelecidas pelas legislações vigentes que são aplicáveis a negócios do setor de atuação.

 

- O resultado da atuação desta Consultoria é um Ambiente Seguro, Sadio e Satisfatório tanto para a empresa (que caminhará de acordo com a legislação vigente), quanto para o funcionário, que atuará em um local seguro e que se preocupa com seu bem-estar.

 

- Uma boa consultoria sabe que toda empresa precisa de colaboradores sádios, competentes e conscientes dos riscos para que possam atingir as metas estabelecidas sem prejuízos à saúde e integridade de sua equipe, evitando também danos à sua imagem. A razão da existência de cada colaborador dentro de uma organização é a necessidade dos seus serviços, logo o seu valor é reconhecido desde a sua seleção. Assim como, Uma boa consultoria sabe que todos os profissionais necessitam de uma organização que tenha condições financeiras saúdaveis para manter o seu time, logo conhecimento e motivação devem ser as principais ferramentas de sua atuação.

O que faz Consultoria de Segurança e Saúde Ocupacional?

Em geral, uma empresa de Consultoria de Segurança do Trabalho como a UBISMED SSO é responsável por assessorar os responsáveis pela demanda interna des Segurança do Trabalho  na implementação de todas as ações necessárias para atender exigidas pelas legislações aplicáveis à cada empresa:

 

- Realizações de Exames Médicos para emissão do ASO (Atestado de Saude Ocupacional);

- Elaboração do Check-list's (para elaboração de documentos técnicos);

- Elaboração do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos);

- Elaboração do PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil);

- Elaboração do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);

- Elaboração de LTCAT (Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho);

- Elaboração de AET (Avaliação Ergonômica do Trabalho);

- Elaboração de PCA (Programa de Conservação Auditiva);

- Elaboração de PPR (Programa de Proteção Respiratória);

- Elaboração do PPRPS (Programa de Prevenção de Riscos em Prensas e Similares);

- Emissão de Laudos de Insalubridade e Periculosidade;

- Realização de Auditorias Comportamentais e de Processos;

- Realização de Treinamentos e Palestras de temas voltados a Segurança e Saúde no Ambiente de Trabalho;

- Implementação e treinamento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes);

- Implementação e Controle de procedimentos de Gestão Ambiental;

- Gestão do e-Social;

- Entre outros.

Como surgiu a Segurança do Trabalho?

- A Revolução Industrial foi o acontecimento histórico que desencadeou o aumento dos problemas de saúde relacionados com as atividades no trabalho.

 

- Os riscos nas atividades de trabalho, cresceram com a utilização das máquinas a vapor, tendo como conseqüência a produção em larga escala e o aumento da jornada de trabalho que chegava até 16 horas. Conseqüentemente os lucros aumentaram e cada vez mais vários empresários passaram a investir em indústrias em todo o mundo. Como é de se imaginar, as indústrias possuíam condições de trabalhos péssimas e eram localizadas em ambientes impróprios. Além disso, a utilização de mão de obra infantil e de mulheres era comum. O resultado desse cenário foi o enorme número de doenças, acidentes de trabalho, mutilações e mortes.

 

- Com isso, foram surgindo os primeiros movimentos operários contra as péssimas condições de trabalho e ambientes insalubres. Os trabalhadores passaram a se organizar em sindicatos para melhor defenderem os seus interesses. Após muitas revoltas, começaram então a surgir as primeiras leis de proteção ao trabalho, que inicialmente se voltavam apenas para crianças e mulheres. É possível perceber, com isso, que a motivação para todas as leis foram os trabalhadores que através da não aceitação do que era imposto, lutaram para conseguir melhorias e qualidade de vida.

 

- No Brasil No Brasil, a evolução da segurança do trabalho aconteceu mais tarde do que na Europa, uma vez que a nossa revolução industrial começou por volta de 1930. O país passava por um momento de desenvolvimento, mudando a economia de agrária para industrial. Nessa época, o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, iniciou o processo de direitos trabalhistas individuais e coletivos com a criação da CLT, em 1943. A partir daí, outras medidas foram realizadas em benefício dos Trabalhadores, como a criação da Lei 8213, que regulamentou os planos de benefícios da Previdência Social, incluindo os benefícios dos Trabalhadores vítimas de Acidentes do Trabalho.

Desenvolvimento da segurança e Saúde Ocupacional no Brasil

- 1919: Criada a lei de Acidentes do Trabalho, tornando compulsório o seguro contra o risco profissional;

 

- 1923: Criação da caixa de aposentadorias e pensões para os empregados das empresas ferroviárias, marco da Previdência Social;

 

- 1930: Criação do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio, atual MTPS;

 

- 1943: Criada a consolidação das leis do trabalho, CLT, que trata de segurança e saúde do trabalho no título II, capítulo V do artigo 154 ao 201;

 

- 1966: Criação da fundação Jorge do Duprat Figueiredo de segurança e medicina do trabalho – FUNDACENTRO, que atua em pesquisa científica e tecnológica relacionada à segurança e saúde dos Trabalhadores;

 

- 1978: Criação das normas regulamentadoras.

Segurança do Trabalho: Tempos Modernos

- Os procedimentos que antes eram adotados para atendimento de mera formalidades legal, agora passaram a fazer parte da gestão das empresas. Pode-se destacar importantes fatos de medidas com o objetivo de contribuir com as atividades laborais nos mais diversos ambientes de forma segura, conforme segue:

 

- A dignidade do trabalho passou a ser fator fundamental na prática das atividades, bem como as medidas de gratificação que promovem a qualificação profissional e crescimento como cidadão.

 

- Tornou-se comum a adaptação do trabalho ao homem, priorizando as questões de ergonomia aplicadas na legislação de SST, sendo evidenciada na adaptação e ajuste de máquinas, equipamentos e mobiliário, mudança dos processos produtivos, jornadas de trabalho e intervalos.

 

- O novo conceito de saúde foi consolidado, não relacionado apenas à inexistência das doenças e sim enfatizando a plena saúde física, mental e social. As normas legais buscam hoje em dia um ambiente de trabalho saudável, sem a única preocupação com existência de agentes insalubres e sim com a preocupação com a prevenção de qualquer fator negativo do ambiente.

 

- Os trabalhadores passam a ter acesso às informações relativas à segurança e à saúde no ambiente de trabalho, bem como a garantia de participação nos processos de elaboração das normas por meio de representantes.

 

- Os fatores e agentes de risco no ambiente de trabalho não são mais considerados problemas isolados e passam a ter uma importância geral. A potencialização dos agentes torna-se comum pelo contato entre eles. A jornada de trabalho excessiva, as condições ambientais e processos passam a ter relação direta com a geração e o agravo das doenças ocupacionais.

 

- Extinção de fatores de risco, por meio da priorização das medidas de controle de eliminação e que tenham alcance coletivo.

 

- Priorização das medidas coletivas de controle em detrimento das medidas de proteção individual. A limitação do tempo de exposição do trabalhador a atividades insalubres passa a contar com a possibilidade de redução da carga horária de trabalho.

Proibição de prêmios por produtividade e limitação da jornada são ações que tem o objetivo de evitar a repetição e a monotonia no trabalho, consequências geralmente das tarefas de trabalho mecânico onde não haja necessidade da utilização de criatividade ou raciocínio constante.

 

- O empregador passa a ter responsabilidade pela aplicação das normas, sendo que assume a geração dos riscos no ambiente de trabalho. No caso de terceirização de serviços, aplica-se o princípio da responsabilidade solidária.

 

- O empregador ou tomador de serviço atualmente passa a ser responsável pela aplicação das normas de segurança e saúde do trabalho, adotando o princípio de que quem gera o risco é responsável por ele. Na presença de serviços terceirizados, já é frequente o estabelecimento de responsabilidade solidária entre tomadores de serviços e empregadores formais.

Como surgiu a Saúde Ocupacional?

A Medicina Ocupacional (Saúde Ocupacional ou Medicina do Trabalho) é um ramo da medicina que tem por objetivo garantir a integridade do trabalhador, seja física, psicológica ou afetiva. O médico do trabalho age de modo a proteger o colaborador contra todos os riscos químicos, físicos, biológicos e ergonômicos a que ele possa estar exposto em seu local de exercício da função ou a que é submetido devido às suas atribuições. Garante também a compatibilidade de suas aptidões a suas funções, além de contribuir para o máximo bem-estar físico e mental dele.

 

- Dessa forma, o médico do trabalho deve avaliar os impactos que a atividade tem sobre o funcionário, tratando as condições que se apresentam, visando prevenir a evolução dessas e o surgimento de novas doenças.

 

 

- Atualmente, toda empresa, pública ou privada, tem como obrigação dispor de uma equipe composta por um médico, um engenheiro, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e um técnico de segurança, todos especializados em saúde e segurança do trabalho, podendo essa também terceirizar esses serviços com uma empresa especializada nesses serviços como a UBISMED SSO.

 

- Os trabalhadores devem ser informados dos riscos do ambiente no qual são executadas as atividades laborais, serem orientados quanto à prevenção de acidentes e terem acesso aos resultados dos exames médicos que realizam.

 

- Além disso a equipe de segurança do trabalho deve trabalhar para limitar riscos e disponibilizar gratuitamente todo o equipamento de proteção individual necessário para a execução das atividades.

2.PPRA.PNG

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos

Com o intuíto de preservar a saúde e a integridade física dos colaboradores, o PGR tem por objetivo identificar, avaliar, classificar, implementar medidas de prevenção e acompanhar o controle dos riscos ocupacionais existentes no ambiente de trabalho.

1.PCMSO.png

PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - NR07

Destinado à prevenção, detecção e monitoramento de riscos no trabalho com o objetivo de promover e manter a saúde dos colaboradores.

1.PCMSO.png

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional - NR07

Atestado emitido por um médico do trabalho que indica se o trabalhador está em condições (apto) ou não (inapto) de realizar determinadas atividades em uma empresa.

7.DOCUMENTAÇÃO LEGAL.png

PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil

Documento completo e minucioso cuja ideia central é prevenir acidentes de trabalho em todas as esferas do segmento de Construção Civil.

7.DOCUMENTAÇÃO LEGAL.png

LAUDOS

Equipes de profissionais especialistas para emissão de laudos de pareceres técnicos de acordo com a necessidade dos clientes.

10.ATENDIMENTO IN COMPANY.png

ATENDIMENTO IN COMPANY – Exames clínicos e Laboratoriais - NR07

Evite custo com transportes e não perca produção. Com uma equipe de profissionais capacitados podemos atender a sua equipe dentro de sua empresa.

7.DOCUMENTAÇÃO LEGAL.png

LTCAT - Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho

Documento estabelecido pelo INSS que tem como objetivo avaliar o ambiente de trabalho e determinar se o colaborador deve receber aposentadoria especiall.

7.DOCUMENTAÇÃO LEGAL.png

LAUDOS

Equipes de profissionais especialistas para emissão de laudos de pareceres técnicos de acordo com a necessidade dos clientes.

12.CIPA.png

CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - NR05

Tem por objetivo a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, conciliando o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde dos trabalhadores.

7.DOCUMENTAÇÃO LEGAL.png

LAUDOS

Equipes de profissionais especialistas para emissão de laudos de pareceres técnicos de acordo com a necessidade dos clientes.

7.DOCUMENTAÇÃO LEGAL.png

LAUDOS

Equipes de profissionais especialistas para emissão de laudos de pareceres técnicos de acordo com a necessidade dos clientes.

9.TREINAMENTOS.png

TREINAMENTOS E PALESTRAS

A A capacitação dos profissionais faz com que eles estejam alinhados com a missão, visão e valores da empresa e desenvolvendo habilidades que atendam às expectativas da organização.

14.PCA.png

PCA – Programa de Conservação Auditiva - NR07 e NR09

Programa direcionado a prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais causadas pela exposição a níveis sonoros elevados.

15.PPR.png

PPR – Programa de Proteção Respiratória - NR15

Este programa visa proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho.

11.AET.png

AET - Análise Ergonômica do Trabalho - NR17

Destinado à prevenção, detecção e monitoramento de riscos no trabalho com o objetivo de promover e manter a saúde dos colaboradores.

visite nosso blog também

Confira notícias importantes do mundo da medicina, além de dicas de saúde e bem-estar em nosso blog.

Fale Conosco

Entre em contato conosco através do formulário abaixo ou se preferir envie uma mensagem para o e-mail: comercial@ubismed.com.br